Speedball 2 - Brutal Deluxe

Enquanto o meu sonho de criar um site completamente dedicado aos jogos do Commodore Amiga vai esperando pacientemente pela sua concretização, resta-me aparecer por aqui, de quando em vez, para trazer à memória óptimos momentos da adolescência que esses mesmos jogos ajudaram a criar. Hoje falo-vos de uma das obras-primas dos Bitmap Brothers: Speedball 2 - Brutal Deluxe.
E resolvi trazer-vos hoje este jogo pois foi precisamente no início de mais umas férias de Natal que o haveria de comprar, há cerca de vinte anos atrás. Nessa manhã, como já disse num outro post anterior, comprei 9 jogos onde apenas 1 deles ocupava 2 disquetes. De todas as vezes que fui às compras (e foram mesmo muitas) esta é a que recordo com mais saudade pois terá sido aquela onde consegui conciliar qualidade e quantidade da melhor forma. Senão reparem bem nos nomes envolvidos: Speedball 2, Gods, Magic Pockets, Prince of Persia, Rainbow Islands, Parasol Stars, Mercs, Prehistorik e Rodland. Ora digam lá se não é um conjunto de jogos de luxo? Qual deles o melhor?!! Já falei de alguns deles anteriormente e os outros terão aqui também direito a um post personalizado futuramente, isso é certo. Mas hoje é o Speebdall 2 que merece toda a minha atenção.
Comprámos essa carrada de jogos num sábado de manhã e na tarde do dia seguinte juntámo-nos em tua casa com o Tono e o Sérgio a jogar todas as novidades. Claro que o jogo que mais rolou foi este Speedball 2 pois é claramente o mais poderoso na vertente multi-jogador.
O jogo consiste numa espécie de futebol futurista onde os jogadores estão equipados com armaduras e lutam numa arena pela posse de uma bola de aço que têm de introduzir na baliza da equipa adversária. Além disso há outras tarefas secundárias que trazem também pontos à respectiva equipa e que pode fazer a diferença no resultado final. Para fechar em beleza resta informar que nestas partidas o que não existe são árbitros e faltas pelo que podemos perfeitamente encher os nossos adversários de porrada para conseguirmos desesperadamente a posse da bola. Ora digam lá se não é brilhante?
Lembro-me de fazermos autênticos torneios nessa mesma tarde enquanto ouvíamos "How do you do" dos Roxette, "Feels like forever" do Joe Cocker ou "Too much love will kill you" ainda cantado pelo Brian May. Uma tarde de sonho.
Fecho os olhos e ainda consigo ouvir o Amiga a dizer: "Brutal Deluxe vs Revolver" ou o vendedor a gritar "Ice Cream! Ice Cream!" enquanto estávamos a esmigalhar mais uma perna ao adversário em pleno jogo. Demais.
Não é por acaso que este é ainda um dos jogos mais populares entre os muitos elementos de toda a comunidade Amiga espalhada pelo mundo inteiro. Porque passados todos estes anos ainda não perdeu nenhum do seu brilho. Longe disso.
Hoje não tenho andado a jogar outra coisa. Até porque amanhã vou fazer uma tarde inteira de retrogaming com os meus sobrinhos e não posso passar pela humilhação de perder com o Pepé. Veremos quem vai levar a melhor.
Um abraço "retromaníaco" e continuação de bons jogos.

0 comentários: